terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O Profissional do Futuro

 Quando a gente se depara com os tempos modernos que vivemos de maneira mais pensativa, nos vem sempre a  mesma questão, como vai ser o futuro? O meu futuro? O futuro do nosso País? 
 E decorrente a tudo que estamos vivendo, o futuro com certeza é tecnológico, o que nos faz termos mais medo dele, pois desde a Revolução Industrial perdemos um pouco de espaço no mercado de trabalho para as máquinas, e como esse avanço ainda existe e se multiplica cada vez mais, o que nos resta é continuar tentando sobreviver a essas mudanças fazendo o que as máquinas ainda não fazem, aprender a desaprender e a reaprender novas profissões que serão as do futuro, aprender a se reinventar como o ser humano vem fazendo desde a Revolução Industrial onde o mesmo foi se encaixando para fazer os serviços que as máquinas não eram capazes de fazer, ou tão somente manobrar as máquinas.
 Hoje se vive a era da tecnologia, a mesma dominou as nossas casas, escolas e crianças e está dominando o mercado de trabalho e para que não sejamos engolidos pela tecnologia, temos que aprender a conviver com a mesma, através das nossas habilidades comportamentais, pois ao certo se tem o avanço da tecnologia e da sua inteligência artificial, mas as habilidades comportamentais são extramente importantes e cabe somente ao cérebro humano essas características , mas o ser humano na busca incansável de mais saber para se tornar o profissional perfeito se esquece de ser mais humano, de se permitir desaprender para aprender com as transformações existentes, visa somente o melhor emprego e se passa que a felicidade está em ser e não em ter.
 Como profissional a gente tem que está sempre aprendendo em constante atividade, desenvolvendo nossas habilidades, em busca de ser antes de tudo alguém que procura ser mais humano para poder ter mais conhecimento em função de ajudar a melhorar a vida do próximo, buscando sempre o caminho que nos levará a um futuro incerto talvez, mais que  sejamos capazes de ser antes do profissional do futuro, ser um humano do futuro, capaz de se reinventar sempre a procura de novas fontes de conhecimento e desenvolvimento de dentro para fora!

Adicionar legenda

domingo, 20 de janeiro de 2019

Dicas de como usar as tecnologias na sala de aula:

Adicionar legenda

O uso das tecnologias na sala de aula tem que ser um incentivo, pois as tecnologias despertam nas crianças um mundo de possibilidades, onde as mesmas podem criar várias ideias e descobrir diversos mundos.
Como inserir a tecnologia em sala de aula:
    ü  Compreenda as demandas dos alunos
Para aproveitar os benefícios que as tecnologias oferecem, é importante que o professor pesquise e entenda as principais demandas dos estudantes. Vale investigar com a turma, por exemplo, quais tipos de aparelhos tecnológicos os alunos usam fora a sala de aula, bem como quais programas, qual a familiaridade com os recursos e o que eles gostariam de aprender. A partir deste diagnóstico inicial é possível compreender e dimensionar o planejamento.     
    ü  Adote as tecnologias na aula
Além do diagnóstico realizado, é importante observar em sala de aula, quais são as dificuldades no dia a dia, em que momentos falta de motivação e quais desses podem ser revertidos com a adoção de novas práticas de ensino. A partir desta observação, podem-se estudar recursos disponíveis para escolher aqueles que melhor atendem as demandas e traçar planos de melhoria ao longo prazo.
    ü  Acompanhe a novidade
Nas primeiras semanas após a utilização das tecnologias em sala, é importante manter o acompanhamento dos estudantes a fim de verificar se os objetivos estão sendo supridos. É natural que ao adotar uma prática nova, nem tudo saia exatamente como o planejado. Por isso, a observação pode te ajudar a identificar pontos que podem ser aprimorados ou necessitem de alguma intervenção.
    ü  Continue se aprimorando
Tratando de tecnologias, as mudanças ocorrem com uma velocidade muito grande, sendo fundamental neste processo que a formação continuada faça parte da vida docente. Assim, o professor pode estar por dentro de descobertas e tendências educacionais mais atuais.
Ao se familiarizar com as tendências relacionadas ao uso das TIC na Educação, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e de lidar com os conteúdos. É uma oportunidade de rever suas práticas, ganhar flexibilidade, aprendendo a lidar com novas questões, melhorando o seu tempo e gerenciamento da sala de aula. Além de ser um facilitador de interação entre professor e aluno.
    ü  Faça uso consciente e reflexivo das ferramentas digitais
A utilização destes recursos auxilia também no diálogo e sensibilização para utilizar a TIC em seu próprio benefício. Ser crítico em relação ao papel das tecnologias no planejamento reduz o uso não-pedagógico e aumenta a habilidade de lidar com eles de forma correta. Esse movimento também ajuda a desenvolver o senso crítico dos alunos sobre as relações com o mundo digital, podendo ser, por exemplo, um propulsor para abordar temas como cyberbullying e reduzir uso inadequado de celulares.
    ü  Explore formas e metodologias de ensino
O professor pode fazer uso de metodologias de ensino diversificadas, como a metodologia ativa, que visa trabalhar com foco na resolução de problemas, e do ensino híbrido, que combina a Educação tradicional e o uso de tecnologia.
Importante ressaltar que qualquer metodologia adotada pelos professores deve ser compartilhada com seus pares ou em outros fóruns, para aprender e solucionar possíveis obstáculos e dificuldades.  Para que a tecnologia não se torne um fim em si mesma, é preciso estudar melhores formas de empregá-las, de forma que proporcione benefícios para professores e alunos e motive ambos no processo de ensino e aprendizagem.

Referência:
http://xalingo.com.br/conexao/tag/tecnologia-em-sala-de-aula/

Educação e suas transformações - REA

O processo educacional é composto por aquisição de conhecimento e troca de informações que só é possível com a comunicação para a transmissão dos mais variados assuntos, os recursos utilizados para a transmissão desse conhecimento, e a forma de passagem dessas ideias pode acontecer de diferentes maneiras, dentre elas se encontra o REA ( Recursos Educacionais Abertos) que vem como um recurso tecnológico aberto de destaque que pode ser utilizado como um método educacional que só precisa ser explorado de maneira didática, mostrando como a tecnologia utilizada como estímulo educacional pode ser bastante enriquecedora com as contribuições relacionadas a pesquisas, pois disponibiliza várias plataformas. “REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta permitindo que possa ser utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” (UNESCO/COL, 2011).

O professor tem um papel fundamental nesse processo, pois precisa sempre está buscando formas emancipadoras para fazer de seus alunos crianças com ideias democráticas, para isso é imprescindível que os educadores tenham ideias de superação daquela teoria de educação que só visava o mercado de trabalho e para que isso realmente aconteça os educadores precisam ter acesso a essas tecnologias para que os mesmos aprendam a manusear e explorar esses recursos para assim poder investir nesses meios de conhecimento sem receios para isso é preciso criar  políticas públicas que consigam quebrar as correntes que prendem os professores ao método tradicional de ensino fornecendo informações sobre as tecnologias digitais para os professores através de uma  formação de qualidade que os façam interpretar como a tecnologia pode transformar a educação em algo que os alunos tenham mais prazer em aprender com o espaço da criação e para que essa transformação aconteça  é necessário que se fortaleça o papel da cultura com a busca de diálogos sobre vários saberes através das tecnologias digitais em rede que possibilita um olhar para todas as culturas, fornecendo assim informação através da conexão com o mundo enaltecendo suas diferenças e seus valores alcançando assim as transformações necessárias que a sociedade vem pedindo da educação como fonte de conteúdo construtor de ideias que tornam seus alunos cidadãos que respeitam uns aos outros e suas diferenças.  
Adicionar legenda